Menu

Primavera 2017

250 mulheres participam do dia D do Outubro Rosa em Três Barras

25 OUT 2017
25 de Outubro de 2017

O dia D da campanha Outubro Rosa, que aconteceu na última sexta-feira (20), realizado pela secretaria municipal de saúde de Três Barras do Paraná, superou as expectativas. Cerca de 250 mulheres realizaram agendamento para mamografia, fizeram a coleta de exames preventivos e o teste rápido para detecção de Hepatite B, Hepatite C, sífilis e HIV.

Dona Vanuda tem 82 anos e diz que é preciso deixar a vergonha de lado e fazer os exames. “Vergonha todos nós temos, mas tem que fazer o exame igual, nem que tenha vergonha. Naquela hora tem que esquecer da vergonha e enfrentar”, conta ela.

A enfermeira Thalita Brandini explica quem pode fazer os exames e quais os procedimentos necessários. “A partir de que a mulher começa a vida sexual ativa já pode iniciar os exames. Apesar de ser um pouco desconfortável, o exame não é doloroso, é bem tranquilo, a coleta é rápida, onde nós enfermeiros que realizamos as coletas fazemos toda a orientação. Já a mamografia é a partir dos 40 anos, a não ser que tenha o risco familiar ou o pedido do médico, aí pode sim realizar antes”, explica Thalita.

Segundo a enfermeira, os exames são realizados durante todo o ano, tanto no interior quanto na cidade. O agendamento é realizado no posto de saúde e há vagas a semana toda para realização dos testes. O resultado dos testes rápidos saem de 10 a 15 min, e não é necessário estar em jejum para fazer.

Voltar

Whatsapp:  (45) 9 9104 - 1049
Telefone:     (45) 3235 - 1889

Tenha você também a sua rádio